A úlcera venosa, também conhecida como úlcera varicosa, é definida como uma lesão na perna associada diretamente à dificuldade do retorno do sangue ao coração. É considerada o estágio mais avançado da insuficiência venosa crônica, que pode afetar o sistema venoso superficial, o sistema venoso profundo ou ambos.
Os sintomas mais frequentes são câimbra, queimação, inchaço, escurecimento da pele, sensação de peso no final do dia e principalmente dor de intensidade variável. Apesar de não ser fatal, a úlcera venosa pode causar incapacidade física na ausência de tratamento adequado, comprometendo a qualidade de vida.
Diabete mellitus, hipertensão arterial, obesidade, tabagismo, postura inadequada e instabilidade emocional são importantes fatores contribuintes para o estabelecimento de úlcera venosa.
A clínica MCocitta propõe um tratamento individualizado com curativos oclusivos associado a medicações tópicas em membros inferiores. Conforme comprometimento venoso, as medicações orais são indicadas. Tais curativos são trocados regularmente, dependendo da necessidade de cada paciente.
Para que haja uma boa evolução do quadro inicial, é essencial o controle dos fatores agravantes da úlcera venosa, assim como o total comprometimento do paciente em seguir o tratamento adequado.