Depoimento de Luzenira B. M.

Hoje com 52 anos, Luzenira lembra que começou a ter varizes nas pernas aos 36 anos de idade. Apesar das tentativas de tratamento, o problema foi se agravando e chegou ao ponto de Luzenira apresentar um quadro de trombose nas duas pernas. “Por conta disso, há quinze anos, infelizmente não tive outra opção a não ser amputar os dedos do pé direito”, conta.

Não bastasse ter passado por todo esse processo, há cerca de cinco anos, Luzenira começou a apresentar sintomas de úlcera varicosa nas duas pernas e em especial na esquerda. “Sentia dores horríveis, tinha que tomar remédios para conseguir dormir, trocava o dia pela noite, chorava muito e era depressiva”, lembra.

Para aliviar seu sofrimento, Luzenira recorreu a vários tipos de tratamento, chegando a ficar internada em um hospital por mais de um mês e realizar uma microcirurgia no tornozelo, na tentativa de melhorar a circulação sanguínea. 

Porém, foi só quando iniciou o tratamento na Cocitta que Luzenira apresentou melhora expressiva. “Em menos de um ano as duas úlceras que eu tinha na perna esquerda cicatrizaram”, relata. Apesar de ainda realizar o tratamento na perna direita, Luzenira se diz uma pessoa totalmente diferente do que era antes.

“Hoje estou super feliz, sou uma pessoa comunicativa e até minha autoestima melhorou”, afirma. Ela atribui essa nova fase da sua vida ao fato de ter conhecido profissionais dedicados aos pacientes. “O Miguel é uma benção de Deus, uma pessoa muito especial e a quem serei eternamente grata.”